quinta-feira, 26 de março de 2015

?

O segredo nem sempre está nas respostas.
Muitas vezes, o trunfo está nas perguntas.
Leva um tempo para descobrirmos (ou não) isso.
Entendermos que algumas perguntas não precisam ser respondidas.
E, às vezes, a pergunta diz mais que a própria resposta.

"É arriscado fazer certas perguntas, e ainda mais arriscado tentar responder a elas"
/John Lennox/

quarta-feira, 25 de março de 2015

Infinito azul

Como diria Calvin, "Sou uma pessoa simples com gosto complexos". Um bom exemplo, é a minha paradoxal relação com o mar. Ir a praia, certamente, não é uma das minhas atividade favoritas, mesmo assim, sou fascinado pelo mar. Aquele imenso tapete azul, que consegue dizer muito, no mais profundo silêncio. Se o mar é mistério, também é paz e calmaria. Não é preciso mergulhar, basta um simples olhar, apenas contemplar.

"Dá vontade de ficar, 
De morar, demorar vendo o mar"
/Dolores - Crombie/

quinta-feira, 19 de março de 2015

Espinhas & fraldas

O mesmo adolescente que não suporta ser chamado de criança, insiste em não largar a chupeta, a mamadeira, as fraldas. O tema era o acidente nuclear de Chernobyl (1986). A causa do acidente fica em segundo plano, quando passamos a falar das consequências do desastre. Milhares de mortes, crianças que nasceram deformadas, inúmeras viúvas. Tudo resultado da radioatividade liberada pela usina. De um lado da sala (repleta de adolescentes), vejo pessoas sensibilizadas, dividindo o mesmo ambiente com outras, que acham graça do ocorrido. As mesmas que sempre conseguem formular piadinhas com assuntos sérios como AIDS, câncer, miséria, corrupção. Incrível como tudo é motivo de graça para a grande maioria, que bem ou mal, estará no comando das coisas num futuro não muito distante. Se o adolescente não tem a obrigação de levar tudo tão a sério, já tem ao menos, idade, para começar a discutir certos assuntos. Para refletir, opinar, questionar, intervir. Se é fato que alguns adolescentes conseguem me alcançar com genuína sensibilidade. Outros me deixam perplexos com tamanha imaturidade. 

"Podemos ter um grande talento e sermos estúpidos de sentimentos e moralmente imbecis"
/Miguel de Unamuno/

quarta-feira, 18 de março de 2015

Fazer o que é certo/correto nem sempre é fácil. Também sei, que aquilo que considero correto, pode não valer de nada pra você. Saber o que é certo, também não significa que vamos tomar a decisão mais sensata. O ladrão de banco, sabe que o dinheiro que vai roubar não lhe pertence, e isso não o impede de cometer o delito. Talvez, a justificativa que o levou ao roubo, o faça acreditar que tinha razão para tal ato. O que todo mundo (inclusive ele) sabe que não é verdade. E quando fazer o que é correto, significa colidir com os nossos "superiores" e/ou colegas de trabalho, e você pode ser o traíra  por não se omitir?  No mundo, em que ser honesto, às vezes, é "sinônimo" de ser otário, fazer a coisa certa pode nos deixar confusos. Amanhã, literalmente, é dia de fazer o que é certo. E me questiono: estou pronto para isso? 

"Faça sempre a coisa certa, principalmente quando a coisa certa for a mais difícil"
/Ed René Kivitz/

terça-feira, 17 de março de 2015

Músicas & palavras

O que as pessoas falam não certifica o que de fato são. Já, a forma como falam, imagino que sim. É assim, desde cedo, quando sua mãe sabia se o que você falava era verdade (ou não). As pessoas que nos encantam, não o fazem apenas pelo que dizem, mas também, pela forma como se expressam oralmente. Falar é mais do que escolher palavras. É criar uma melodia, numa determinada frequência, a qual nem todos conseguem sintonizar.

"Moramos na música das palavras. Somos amados não pelo que dizemos, mas pela música com que o dizemos. Preste atenção na sua música"
/Rubem Alves/

sexta-feira, 13 de março de 2015

Intruso

De tempos em tempos, um certo inconformismo me domina. Sei que não sou o único, e que também, não é uma sensação tão rara nos dias atuais. Às vezes, ele é latente como um pulsar, oras na mente, oras no peito. Não restam palavras, ações, expectativas. Sendo assim, tenho a minha própria definição para inconformismo: sensação de que as coisas não estão em seu devido lugar, ou de que talvez, eu, esteja no lugar errado. 

"Não me culpe, eu não sou daqui
Quero encontrar meu lugar"
/Além do Que os Olhos Podem Ver - Oficina G3/

quinta-feira, 5 de março de 2015

Sr. Tempo

O que é o tempo? Poderíamos dizer que é uma daquelas coisas fáceis de entender (será mesmo?), porém, praticamente impossível de explicar. Para alguns podem ser um martírio, já para outros, um presente. Se o tempo fosse uma pessoa, certamente, seria um idoso. Um senhorzinho de idade. Daqueles que diz: "Calma meu filho, não é o fim do mundo, você tem uma vida inteira pela frente." Do tipo vizinho-vovô, que nos viu crescer e um dia disse: "O tempo não para, meu garoto, corre atrás do que lhe interessa." Aquele velhinho de cabelos brancos, bengala, que muitas vezes não damos atenção. Mas sabemos que sempre tem algo importante a dizer. 

"Quase tudo é temporal
Temporal porque está sujeito
Ao sujeito chamado Tempo
Que é mais que momento"
/Sobre o Tempo - Crombie/

quarta-feira, 4 de março de 2015

Verdades (?)

Tenho um pé atrás (quando não os dois) com gente que faz das próprias opiniões "verdades universais". A História mostra que não muito raramente muitos pagam pelas escolhas de poucos. Isso não significa que não tenha algumas convicções, obviamente, tenho as minhas certezas. Agora, se elas fazem algum sentido, isso já é uma outra história.

"Os fanáticos são pessoas honestas que acreditam nos seus pensamentos e nada os dissuade do seu caminho. E porque acreditam na verdade dos seus pensamentos tudo fazem para destruir aqueles que têm ideias diferentes"
/Rubem Alves/

terça-feira, 3 de março de 2015

Hiato

Estive um tempo fora do ar. Mais precisamente dois meses. Na verdade, não fui muito longe, estive sempre por "aqui". Andando em círculos, desatando nós, desafiando o silêncio. Pensando em escrever, porém, sem condições de dar forma aos pensamentos. Deve ser o que as bandas chamam de hiato, uma pausa, jamais um fim. Afinal, se escrever não tem sido fácil, não escrever seria muito pior. Resumindo, senti falta disso. De escrever. De atravessar a ponte que nem sei onde pode me levar. Tem alguém aí? Do outro lado? Espero que sim.

"Quem constrói a ponte não conhece o lado de lá"
/Novos Horizontes - Engenheiros do Hawaii/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...