sábado, 29 de setembro de 2012

Envelhecer é inevitável...

... ficar "velho" é opcional!



“Não paramos de brincar porque envelhecemos,
envelhecemos porque paramos de brincar”


Lembro claramente que quando era criança, ficava torcendo para "crescer" logo. Na verdade, creio que muitos tinham o mesmo pensamento: ter um emprego bacana (o que poderia ir de médico ou advogado até jogador de futebol, astro do rock ou astronauta), casar e ter filhos (apesar que esse planejamento cabia mais as meninas) e claro sair da casa dos pais. Não preciso nem dizer que morro de rir de lembrar disso tudo, até mesmo porque parece que foi "ontem".

No entanto, o que essa molecada desconhece, é que quando enfim se tornarem adultos, as mudanças podem não ser tão bacanas o quanto imaginam. Chegam as responsabilidades, cobranças, decepções e aquela visão diferenciada da vida (característica peculiar das crianças), muitas vezes "evapora". A realidade do adulto pode ser tão indesejável, que não é comum de se dizer o famoso "Eu era feliz e não sabia", ao ouvir uma criança dizer que gostaria de ser grande.

Eu mesmo já cansei de dizer que se pudesse pegar o rumo inverso e voltar a ter 12 anos, ou mesmo trocar de "posição" com uma criança o faria. Mas a verdade, é que aos poucos vou percebendo que idade e felicidade, alegria, satisfação... não são diretamente proporcionais. A questão é que todas as idades da vida tem suas "primaveras" e cabe a nós aprendermos a vivenciar da melhor maneira o momento. Conheço inúmeros senhores e senhoras extremamente joviais e contagiantes, enquanto que não poucas vezes, me deparo com crianças e jovens tão "rabugentos" quanto o Dr. House.

O segredo talvez não esteja na idade, mas na forma como lidamos com ela. Talvez, lembrar dos inúmeros momentos bons da época em que éramos um "pingo de gente" e sonhávamos ser um astro do futebol ou uma musa do cinema, ajude a adoçar um pouco mais as nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...