sábado, 6 de outubro de 2012

"Estamos aqui para causar impacto no Universo"

"Jobs se diverte e mostra isso"
(Carmine Gallo)

Há um ano morria Steve Jobs, autor da frase que intitula este texto. Considerados por muitos como o mais cativante comunicador dos últimos anos, acredito que ele tenha ido além disso. Ainda não li a biografia de Jobs (embora esteja em minha lista), mas já o "acompanhava" um pouco antes de sua morte. Foi procurando me apresentar melhor em público (necessidades da profissão) que passei a ler mais sobre o ex-presidente da Apple.

Descobri livros (até comprei um deles), matérias, vídeos e histórias sobre Steve Jobs e passei a simpatizar com o "rapaz". Tanto que fiquei triste quando soube do falecimento dele, embora não tenha sido uma grande surpresa,  uma vez que dias antes havia se afastado do trabalho, algo que ele só faria se não houvesse outra opção.

Dentre as coisas que aprendi com Steve Jobs, talvez a que mais me marcou  não tenha sido sua habilidade para se apresentar em público. É fato que muitos queriam assistir suas apresentações: "Algumas pessoas percorrem grandes distâncias para assistir essas palestras. Passam noites em longas filas para garantir os melhores lugares no auditório" (Carmine Gallo). Porém, mais do que um ótimo apresentador, ele era dinâmico, divertido, contagiante e ao mesmo tempo claro objetivo. Nunca o vi se apresentar "ao vivo", mas a motivação que demonstrava, também me cativaram. 

Certamente, foi um dos bons exemplos de que fazer o que se gosta, pode fazer toda a diferença. Fazendo jus aquela conhecida frase "Faça o que goste e nunca precisará trabalhar".

O clássico discurso na Universidade Stanford

Bibliografia sugerida

Gallo, Carmine. 2010. Faça como Steve Jobs. Editora Lua de Papel.

Isaacson, Walter. 2011. Steve Jobs: A biografia. Editora Companhia das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...