sábado, 4 de maio de 2013

100


Chegamos ao centésimo post. Você acredita nisso?

Não que seja um fato histórico, digno de fogos, feriado ou uma homenagem da Academia Brasileira de Letras. Não sou escritor, poeta, artista... longe disso! A questão é que nunca imaginei ter um blog ou algo semelhante. É verdade que “nunca” tive problemas em expor minha opinião. Contudo, não conseguiria me imaginar fazendo isso dessa forma, escrevendo sobre coisas que penso, acredito, sinto.

Escrevendo, descobri algo novo, ainda que não saiba explicar exatamente o que seja. Às vezes sabemos o que queremos dizer, mas não como dizer. Digamos que em uma época, atípica, escrever se tornou um hábito prazeroso. Espero que para os que acompanham o blog, o período também tenha sido proveitoso. Afinal, gostando ou não dos textos, vocês fazem parte disso tudo!

O Codificando Ideias aproveitou a ocasião para "entrevistar" Wagner Silva. Em um “bate-papo” descontraído ele falou sobre o início, os desafios e o futuro do blog.

Codificando Ideias – Como surgiu a ideia do blog?
Wagner Silva – Sinceramente, não foi algo planejado, simplesmente aconteceu. Em 2011, ao fazer uma viagem, tive a sensação de que “precisava” escrever sobre algumas coisas. No retorno criei o blog. No entanto, em meio a correria da época acabei não postando nada. 

Codificando Ideias – E quando resolveu escrever?
Wagner Silva – Nem lembrava mais da existência do blog (que se encontrava inativo), quando decidi fazer uma tentativa. Após a insistência de algumas (poucas) pessoas que me apoiavam na iniciativa de fazer algo novo, tomei coragem e postei algo. 

Codificando Ideias – Pelo visto, o primeiro post surgiu praticamente um ano e meio (setembro de 2012) após a criação do blog? Por quê? 
Wagner Silva – Exatamente. O blog ficou aproximadamente 18 meses em “estado vegetativo”. Acredito que por ter receio de divulgar os textos. Razão pela qual no início, comentei apenas com pessoas mais próximas.

Codificando Ideias – Qual o objetivo do blog? 
Wagner Silva – Verbalizar. Existe muita coisa que eu gostaria de dizer, mas por alguma razão não é possível. Gosto de discutir (no bom sentido) sobre vários temas. Defender minha opinião, conhecer outras, rever conceitos. Acredito que seja algo fundamental para o nosso "crescimento". Achei que o blog seria um veículo de comunicação que iria possibilitar esse debate.

Codificando Ideias – E você tem conseguido alcançar esse objetivo?
Wagner Silva – Depende do ponto de vista. Consigo expor algumas ideias, mas a discussão raramente ocorre, por falta de comentários. A ideia não é que concordem constantemente comigo, mas que opinem. Certamente, tem muita gente que pode contribuir.

Codificando Ideias – A falta de comentários já te desanimou? Já pensou em abandonar o blog?
Wagner Silva – No início, desanimou um pouco. Porém, conversando com outros amigos percebi que ocorria o mesmo problema com eles. Parece que algumas pessoas gostam de acompanhar blogs, ainda que não tenham o hábito de comentar. No meu caso, houve um declínio de comentários (que já não eram muitos) nos últimos tempos. Entretanto, hoje tenho mais visitas do que antigamente. Digamos que uma coisa compensa a outra (risos). 

Codificando Ideias – Você adotou regras/normas para conduzir o blog?
Wagner Silva – Não diria regras, mas gosto de seguir dois critérios. O primeiro é que não há prazo para postagens. Gosto de escrever (o que não significa que escreva bem), mas não forço a barra. Quando vem alguma ideia tento trabalhar “ela” para que não fuja (risos). A segunda é nunca utilizar o espaço para atingir ninguém. Nada de utilizar postagens para indiretas ou direito de resposta de algo pessoal.

Codificando Ideias – Planos para o futuro?
Wagner Silva – Sim. Escrever (risos). 

Codificando Ideias – Até quando?
Wagner Silva – Quem sabe? Enquanto for prazeroso. Não gosto de fazer nada forçado. A propósito, penso em coisas novas para o blog, gosto do diferente! Não garanto que chegará a 200 posts, mas tentar inovar (e consequentemente melhorar) certamente é uma das propostas.

Codificando Ideias – Algum recado para quem acompanha o Codificando Ideias?
Wagner Silva – Gostaria de agradecer aqueles que apoiam a iniciativa. Seja lendo, divulgando, comentando. O blog tem como finalidade questionar, criticar, codificar. Portanto, participem! É bom saber que tem gente que pensa como a gente, bem como é bom aprender com quem pensa diferente. Um forte abraço!

*****

"Escrever é um processo no qual descobrimos aquilo que vive dentro de nós. O próprio escrever revela o que está vivo. (...) A mais profunda satisfação ao escrever é exatamente que este ato abre novos espaços dentro de nós dos quais não tínhamos consciência antes de começar a escrever" 
[Henri Nouwen]

4 comentários:

  1. Parabéns,pelo Codificando Ideias, mesmo com a dificuldade em trilhar o caminho, você persiste! Prometo, e esta não é uma promessa de Ano Novo, rs, que serei mais assídua!! Bj Adorei sua entrevista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta e meia "surge" alguma ideia e tento escrever algo. Às vezes consigo, às vezes não! Todavia, enquanto as "pernas" não cansarem, vou caminhando.

      Feliz por sua visita. Volte mesmo!

      Beijo,
      Wagner Silva

      Excluir
  2. Parabéns Wagner, muito sucesso!
    O que vale é persistir ^^


    SAIBA COMO AUMENTAR O NÚMERO DE SEGUIDORES DE SEU BLOG DE UMA FORMA MUITO FÁCIL!!!

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/2013/05/consiga-mais-seguidores-para-seu-blog.html

    ResponderExcluir

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...