sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O muro vai cair!

Imagem: Ana Cecilia Brignol

A cada dia que passa o mundo se torna ainda mais “frenético”. Tudo é muito rápido, as informações são literalmente compartilhadas em frações de segundos e o conhecimento não é mais  restrito como em outros tempos. Curiosamente conhecemos gente do outro lado do mundo, enquanto mal sabemos quem são nossos vizinhos. 

A verdade é que tanto avanço custa caro! E não estou falando de números, dinheiro, valores... e sim de escolhas, decisões, posicionamentos. Durante muito tempo pensamos em como facilitar, agilizar, organizar, intensificar... e nos esquecemos de que escolhas geram consequências. Em muitos casos, deixamos as escolhas para depois, pensando que esse momento nunca iria chegar. O problema é que chegou!

Acredito que cada vez mais o tão clichê “em cima de muro” irá ficar démodé. Não há mais tempo para fazer média ou colocar panos quentes, quando estamos diante da escolha entre: direita ou esquerda, amarelo ou vermelho, A ou B. Quem nunca ficou em cima do muro? Imagino que todo mundo já tenha ficado em alguma circunstância. A questão é que se “um hábito não é uma necessidade”, um ato esporádico não precisa ser algo constante.

Quem adora o conforto (se é que isso é possível) de repousar sobre um “muro”, talvez não perceba que leva pancada dos dois lados. Talvez, querendo agradar a todos, os "escaladores de muro" não consigam agradar a ninguém, perdendo uma boa oportunidade de desenvolver um precioso senso crítico. Não é fácil se posicionar em certas situações, eu sei disso, muitos devem saber. Por sinal, muitos pagaram com a própria vida por se posicionar, por defender seus ideais, ao invés de ceder a uma zona de conforto que se não oferecia o desejado, também não lhes causava mal algum.

Sigo buscando aprender um pouco mais, através das vivências de pessoas como Nelson Mandela, Martin Luther King, Dietrich Bonhoeffer. Prefiro continuar nessa luta constante, evitando subir em um muro que pode proporcionar muito mais do que uma perna quebrada. Além do mais, se até o Muro de Berlim caiu, não será esse que irá ficar levantado por todo o tempo. Qualquer dia desses o muro cai, e de uma forma ou de outra, quem estiver em cima dele vai sobrar.

"Tchê, de que lado tu estás? 
Ninguém pode agradar os dois lados 
Hey, it's time to make a choice 
We all want to hear your voice (it's true) 
Faça a sua aposta, tome a sua decisão"
[Vícios de linguagem - Engenheiros do Hawaii]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...