terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Saber não é o suficiente para ensinar!


Vamos brincar um pouco? 

Prefiro acreditar que sua resposta será muito parecida com aquela que Chaves daria: “Zaz zaz zaz... Eu brinco, depois você brinca e a gente brinca junto... zaz zaz”. Sendo assim, imagine uma sala de aula com 25 garotos. Se preferir, pode imaginar mais, afinal quem vai cuidar deles é você, pois nessa “brincadeira” você é o professor.

Como dizem “cada cabeça um mundo”, logo todos possuem suas particularidades, atributos, vivências. Sendo assim, no grupo – como em qualquer outro –  podem ser observados indivíduos com maior ou menor atenção, interesse, dinamismo... Obviamente a combinação de fatores “positivos” pode (ou não) contribuir para que alguns alunos sejam mais bem sucedidos que outros, não apenas na sala de aula, mas em suas vidas.

Diante dessa situação, surge a "dúvida": Você, professor, tem o "direito" de dizer que alguns deles não serão bem sucedidos na vida? Será que o fato de um garoto se destacar em certas habilidades, garante que ele será um cidadão muito bem sucedido, e que seu colega com dificuldades será um pobre miserável? Se alguns enxergam tal comportamento como motivador, discordo totalmente. Certamente, existem outras formas de se motivar um aluno.

O ato de inferiorizar, desdenhar, humilhar não contribui para o desenvolvimento do aluno, discípulo, orientando. Infelizmente, muitas vezes quem se encontra a frente de um grupo, "esquece" que um simples comentário pode influenciar (não apenas positivamente) o futuro de pessoas. A verdade, é que talvez nem todos estejam preparados para ensinar, possuir o conhecimento não parece suficiente.

O líder, mestre ou professor que só sabe lidar com os mais qualificados, ignorando os mais "debilitados", não serve para orientar ninguém. Afinal, muitos deles não compreendem valores fundamentais, que deveriam ser mais trabalhados e valorizados do que qualquer atributo acadêmico/profissional.

"A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá"
[John Wooden]

2 comentários:

  1. Olá Wagner, bom dia!
    Obrigada pela visita. Como conheceu meu blog?
    É...vida de blogueiro é assim mesmo...
    Eu já escrevo há dois anos e meio. E cada dia sinto mais vontade!
    Gostei muito da postagem. Muito boa a reflexão que o texto propõe!
    Voltarei mais vzs se Deus quiser.
    Um abraço, que Deus o abençoe.
    Adelisa.

    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelisa,

      Se a memória não falha, visualizei um comentário seu em outro blog, e resolvi "conhecer" os seus textos. Também tenho gostado de escrever, embora nunca tenha imaginado ter um blog. Pelo menos, não com assuntos que permeiam a minha mente.

      Volte sempre!

      Um abraço,
      Wagner Silva

      Excluir

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...