sábado, 2 de fevereiro de 2013

Os dois lados da moeda


A atual seca no Nordeste já é considerada a pior dos últimos 30 anos. “Ironicamente”, Rio de Janeiro e São Paulo sofrem com as chuvas, e consequentemente com os deslizamentos e enchentes. Os dois problemas são previsíveis, todos sabemos que o verão castiga as duas regiões, seja pela chuva ou ausência dela. Logo, a situação poderia ser ao menos amenizada, o que na realidade não ocorre. 

Do outro “lado da moeda”, podemos observar estádios teoricamente de primeiro mundo praticamente prontos para a tão "desejada" Copa do Mundo. Aproximadamente 7 bilhões de reais foram investidos para construção e reforma dos 12 estádios que irão sediar o evento. Você tem noção desse valor? Eu tenho dificuldade de imaginar o que poderia fazer com essa grana, mas sei que 97% desse dinheiro saiu dos cofres públicos. Ou seja, do nosso bolso! E se metade desse valor você utilizado para evitar ou minimizar os danos causados direta ou indiretamente pela chuva e/ou seca?

Não sou contra entretenimento, lazer, diversão... muito pelo contrário. Contudo, sou a favor de educação, saúde e um mínimo de dignidade para o povo. Não acho que o "Brasil - Um país de todos" tenha condições de sediar uma Copa do Mundo. Já deixei minha opinião a respeito disso em outros posts ("Infância perdida ou roubada?" e "Sobrou para o tatu-bola!"). Sendo assim, não vou bater novamente na mesma "tecla", uma vez que não diria nada de novo.

Minha intenção nem era falar de Copa do Mundo. Se eu não me policiar, o blog passa a se chamar Codificando Ideias Contra a Copa. E olha que gosto de futebol, como alguns já devem ter notado. Na verdade, queria "alertar" para o risco de se assistir a três telejornais no mesmo dia. Não faça isso! Vai correr o risco de ficar de mal humor em pleno o fim de semana.

Quem já leu outros posts, já deve ter percebido que às vezes finalizo com alguma ironia ou provocação. A verdade é que quando penso seriamente nas duas realidades (os que vivem x os que sobrevivem) que temos em nosso país, tem sido cada vez mais difícil achar graça. Gosto do meu país, da sua beleza, do seu povo... e sei que não há um lugar perfeito, não nesse mundo. Ainda assim, tem horas que a vontade é de partir para um lugar longe disso tudo. Ou pelo menos nunca mais ler/assistir o jornal.

Hoje não tem charge, não tem ironia, não tem gracinha. 
E amanhã? Amanhã é outro dia!

“Tem assuntos que não são para rir. Tem assuntos que são para chorar”
[Fabrício Carpinejar]

2 comentários:

  1. Eu acho que o Brasil tem condições de sediar uma copa do mundo e acho que se apareceram 7 bilhões de reais para este investimento é por que tem dinheiro.
    O PROBLEMA é que outros muitos 7 bilhões de reais que existem, porque o Brasil é um pais rico, não aparecem há anos. Nossa saúde, a seca no nordeste e também no sul, problemas de enchente, justiça falha e etc vem nos atormentando há anos. A copa está nos mostrando que o dinheiro existe e que ele precisa ser empregado para o povo naquilo que ele precisa além de divertimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, dinheiro nos cofres públicos não falta, o problema é a forma como ele é utilizado. O país tem condições de sediar uma Copa, até mesmo porque também irá sediar uma Olimpíadas. Só acredito que não são formas sensatas de se "investir". Não precisamos de estádios, e sim de escolas, hospitais, empregos, segurança...

      Obrigado pela visita!

      Excluir

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...