quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A arte de surpreender


Já faz um tempo que penso em falar sobre esse assunto no blog. Porém, assim como dezenas de outros pensamentos que nem sempre tenho habilidade para transcrever, fui “deixando” para outro momento. Resumindo, tenho vontade de falar sobre muitas coisas, mas nem sempre é fácil!

E como a ideia surge muitas vezes quando menos espero, estava assistindo ao jogo dessa tarde, e de repente, os 22 homens correndo atrás da bola passaram a ter menos importância. Assistindo a surpreendente vitória do Milan sobre o Barcelona (do genial Messi), “confirmei” a teoria de que muitas vezes o previsível não se concretiza.

O Barcelona é o grande time da atualidade (quase impossível de ser vencido), razão pela qual muitos acreditavam em uma vitória esmagadora sobre o Milan, um time que também tem muita tradição, mas não apresenta grandes resultados nos últimos anos. No entanto,  jogo é decidido dentro de campo. E no fim da partida, o placar mostrava: Milan 2 x 0 Barcelona. 

O que o jogo tem a ver com o texto? Tudo! É a arte de surpreender... é assim no jogo e na vida! Quem apostaria um “tostão” na vitória do Milan? Poucos. E na vida não é diferente, muitas vezes somos tidos como um "time" inferior, que aos olhos dos outros não valem muita coisa, não pode ir muito longe.

Não é a minha intenção dizer que devemos provar alguma coisa aos outros. Longe disso, acho que devemos procurar ser o melhor que podemos, independente de competição pessoal. Afinal, alcançar os nossos objetivos, deve servir para nossa satisfação e não para exibicionismo ou para dar o “troco” a alguém. 

Entretanto, muitas vezes somos desafiados, provocados, preteridos, alguns até humilhados. Muitas pessoas já escutaram afirmações no mínimo cruéis como: “Você não é capaz”; “Desista, você não irá conseguir” ou “Ele não tem condições de concluir essa tarefa”. Ironicamente, algumas pessoas sentem prazer com o sofrimento alheio.

A verdade é que as pessoas são diferentes, e consequentemente possuem interesses distintos. Alguns fáceis de serem alcançados, outros nem tanto. Lembrando que algumas metas, talvez nem sejam alcançadas, o que não torna uma pessoa melhor ou pior que a outra. Eu gostaria muito de poder voar e até o presente momento não aprendi. Será que sou incompetente?

Continuo acreditando que surpreender é uma ótima sensação. É sempre motivador conquistar algo que parecia impossível. E não apenas para o “vencedor”, mas também para todos aqueles que acreditaram e torceram por você. Afinal, se muitas vezes existe um “espírito de porco” torcendo para tropeçarmos, sempre haverá um braço amigo, disposto a nos ajudar a levantar e seguir em frente.

"Quem me vê sempre parado,
Distante garante que eu não sei sambar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

Eu tô só vendo, sabendo,
Sentindo, escutando e não posso falar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

E quem me ofende, humilhando, pisando,
Pensando que eu vou aturar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

E quem me vê apanhando da vida,
Duvida que eu vá revidar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"
[Quando o carnaval chegar - Chico Buarque]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...